Estados Unidos pressionam China para banir TV boxes piratas
- 19/09/2022
- 0 Comentário(s)
Autoridades dos Estados Unidos têm pressionado a China para barrar a comercialização de TV boxes piratas fabricadas na Ásia. De acordo com o site TorrentFreak, em reportagem publicada nesta quinta-feira (15), apesar da insistência, o governo chinês não levou em consideração o apelo americano.
A publicação mostra que o Representante Comercial dos EUA (USTR) englobou a pirataria como “desenfreada” na região asiática, especialmente em Taiwan, onde mais de 30% da população tinha um dispositivo de acesso ilegal a serviços de streaming e canais de televisão no ano de 2020.
Neste caso específico, o dispositivo mais popular do local é o chamado Ubox, desenvolvido pela chinesa Unblocktech. Ele possui uma versão do Android TV e oferece vários filmes, séries e canais ao vivo sem qualquer cobrança adicional.
Descontente com essa situação, um grupo de Hollywood chegou a enviar um documento ao USTR, para expor que a China se trata da maior fonte de fabricação e exportação deste equipamento. Além disso, classifica o caso com base no chamado “princípio do servidor”.
Esse entendimento jurídico indica que a infração apenas existe quando o conteúdo pirata tem a sua hospedagem feita em um servidor físico que é controlado pelo operador do aplicativo. Assim, os chineses apenas se movimentaram caso o ilícito ocorrer dentro do seu território nacional.
Por outro lado, a legislação de direitos autorais taiwanesa, feita em 2019, procurava criminalizar a distribuição de aplicativos que promovem a pirataria. No entanto, a fabricante do Ubox procurou driblar a lei ao vender o dispositivo somente com o sistema operacional a nível local – enquanto a versão completa fica disponível em outros países.
FONTEC TUDOCELULAR