Banco Central confirma novo vazamento de dados vinculados a mais de 130 mil chaves Pix
- 19/09/2022
- 0 Comentário(s)
O Banco Central confirmou, nesta sexta-feira (16), que dados vinculados a 137.285 chaves Pix foram alvos de um vazamento. As informações foram retiradas da empresa Abastece Aí, que oferece um sistema de carteira digital com cashback.
Conforme informou o Banco Central, o vazamento aconteceu entre os dias 1º de julho e 14 de setembro, e é referente a dados como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta e data de criação da chave Pix.
O comunicado da autarquia disse, ainda, que o vazamento está ligado a “falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”, e que não foram expostos dado sensíveis, como senhas, informações de movimentação financeira ou saldos.
A autarquia disse também que as pessoas que foram vítimas do vazamento serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking da empresa e que tomou todas as ações necessárias para apurar o caso.
O aplicativo Abastece Aí foi lançado pela rede de postos de combustíveis Ipiranga em 2016. Os responsáveis pelo app ainda não se manifestaram sobre o caso. Esse vazamento foi o quarto informado pelo Banco Central desde o lançamento do Pix, em 2020.
Ao olharmos para o histórico de vazamentos, é possível ver que dois deles aconteceram em 2021, envolvendo as empresas Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Acesso Soluções de Pagamento, e outro ocorreu em 2022, com a empresa Logbank Soluções em Pagamentos.
FONTE TUDOCELULAR