Spotify critica Apple ao ter plataforma de audiolivros rejeitada três vezes devido às regras da App Store

  • 27/10/2022
  • 0 Comentário(s)

Spotify critica Apple ao ter plataforma de audiolivros rejeitada três vezes devido às regras da App Store

O Spotify finalmente está concretizando seus planos de lançar uma plataforma de audiolivros dentro de seu aplicativo de streaming de músicas, mas ao custo de muita briga com a Apple. Em publicação no blog oficial, a companhia explicou por que a rival causou atrasos e muita burocracia no lançamento da novidade.

A ideia era oferecer uma plataforma de compras de audiolivros simplificada e que beneficiasse autores, leitores e as próprias companhias envolvidas, mas esse conceito esbarrou nas políticas consideradas anticompetitivas da App Store, a loja oficial de aplicativos do iPhone, que impede desenvolvedores de criarem um mecanismo próprio de pagamentos.

(Imagem: Captura de tela/Spotify)

Com isso, o Spotify ainda estaria sujeito a pagar comissão de 30% sobre cada compra realizada dentro do aplicativo à Maçã, que dispõe um mecanismo de pagamentos proprietário e considerado “inferior” pela empresa rival, mas a plataforma de streaming optou por criar um sistema paralelo que impediria a fabricante norte-americana de abocanhar sua fatia.

A empresa sueca criou um fluxo projetado com a ajuda de advogados para driblar a comissão da Apple, mas trata-se de um processo muito mais longo — é necessário receber um e-mail com o valor do audiolivro desejado e um link para a página de compra na web.

(Imagem: Reprodução)

Conforme reportado pelo The New York Times, a Apple rejeitou a loja de audiolivros em sua primeira versão devido a uma regra que impede que compras sejam feitas “debaixo dos panos”. Então, o Spotify tentou fazer com que as transações fossem realizadas em sua loja na versão web. A Apple também proibiu essa prática.

A única forma que a empresa sueca encontrou para driblar as cobranças foi a criação de um mecanismo integrado ao seu próprio site, de modo que não tenha qualquer relação com o aplicativo no iOS e, portanto, seja intangível para a Apple.

Não é a primeira vez que ambas as empresas protagonizam discussões sobre práticas anticompetitivas por parte da Apple. Em um processo judicial movido pela Comissão Europeia em 2019, o Spotify acusa a rival de suprimir a concorrência e tornar o mercado muito injusto para companhias do mesmo ramo.

FONTE TUDOCELULAR


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Don't Wait Up

Shakira

top2
2. I'm Still In Love With You

Sean Paul

top3
3. Melhor Que Muita Gente

Israel & Rodolffo

top4
4. Olhar 43

RPM

top5
5. QUEBRA MINHA PROMESSA

Felipe Grilo

top6
6. In Da Club

50 Cent

top7
7. Shivers

Ed Sheeran

top8
8. Malandragem

Cássia Eller

top9
9. EL MAKINON

KAROL G, Mariah Angeliq

top10
10. Just The Way You Are

Bruno Mars


Anunciantes