Cientistas criam "plástico inteligente" ativado pela luz que promete revolucionar a indústria
- 26/10/2022
- 0 Comentário(s)
Cientistas da Universidade do Texas, nos EUA, anunciaram nesta semana uma descoberta muito interessante para a indústria: um plástico inteligente que é ativado pela luminosidade. Com ele, será possível criar dispositivos feitos apenas com um material que pode ser duro em certos pontos e maleável em outros.
Segundo Zachariah Page, autor do estudo, o plástico inteligente foi criado se inspirando em materiais como nossos músculos e a nossa pele. O material utilizado é chamado de monômero. Ele é formado a partir de polímeros similares ao plástico, mas com o diferencial de ser mais versátil dependendo da luminosidade ao qual ele é exposto.
Veja abaixo um vídeo com uma mostra de como o plástico inteligente pode reagir a luz mudando a sua consistência.
Para que o monômero responda à luminosidade os cientistas precisaram integrar um catalisador que é uma espécie de polímero semicristalino com propriedades similares à da borracha. Nele, as áreas que não estão expostas à luz permanecem flexíveis, enquanto as expostas ficam duras.
A ideia dos cientistas é utilizar o plástico inteligente criar diversos produtos novos como vestíveis, eletrônicos, robôs e até próteses, que poderão ser utilizados em diversas áreas como entretenimento, medicina, produtividade, indústria e muito mais.
Falando em plásticos, cientistas da Universidade Estadual de Washington já encontraram formas de transformá-lo em combustível de avião, dando um destino adequado para o seu descarte.
FONTE TUDOCELULAR