Unifap abre inscrições para Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
31/08/2025
(Foto: Reprodução) Processo seletivo para Unifap oferta 159 vagas em Oiapoque
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) está disponibilizando 15 vagas para professores da rede pública de ensino do estado que têm interesse em fazer o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, de 1º a 30 de setembro, no site da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve/UFMG). A seleção será realizada remotamente.
Veja edital e como se inscrever
LEIA TAMBÉM:
Câmara Municipal de Macapá convoca 18 candidatos aprovados em concurso para fase documental
Prefeito de Macapá anuncia contratação de banca organizadora para concursos públicos
De acordo com o edital, a Unifap terá 15 vagas, sendo 10 para ampla concorrência e 5 destinadas às ações afirmativas. As aulas presenciais serão realizadas uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, no Campus Marco Zero do Equador, em Macapá.
Como ocorre a seleção?
Será realizada nacionalmente e consiste em uma prova objetiva aplicada de forma remota, em outubro de 2025, por meio de plataforma digital. O exame terá caráter eliminatório e classificatório e vai cobrar conteúdos de Biologia alinhados às diretrizes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) da área. Para garantir a aprovação, o candidato deve alcançar pelo menos 50% de acertos.
Em caso de empate, serão considerados critérios como o tempo de serviço no magistério público e a idade do candidato. Os aprovados deverão ainda comprovar vínculo como professores da rede pública de ensino, conforme exigido no edital.
Sobre o Programa
O ProfBio é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES e realizado em rede nacional, reunindo 28 instituições de ensino superior em diferentes estados. O curso é coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e busca qualificar professores de Biologia que atuam no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental, fortalecendo o ensino da disciplina em todo o país.
Campus Marco Zero do Equador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá
Rafael Aleixo/g1
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: