Encontros de Negócios vão fomentar economia na Expo Indústria 2025
15/09/2025
(Foto: Reprodução) A Expo Indústria Maranhão 2025 será um palco para fechar negócios, firmar acordos, conhecer fornecedores e divulgar marcas e serviços. Um dos pontos altos da programação serão os encontros de negócios, momento oportuno para o encontro entre fornecedores e compradores. No eixo central dessas ações está o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF Maranhão), que participará ativamente da feira multissetorial, programada para os dias 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). O evento é realizado pelo Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela CNI, com correalização do Sebrae/MA e do Governo do Estado. A estimativa é que, ao longo dos quatro dias, sejam movimentados cerca de R$ 320 milhões em negócios e atraído um público de 50 mil pessoas.
Empresários locais poderão fazer negócios com compradores do Brasil e de outros países na feira da indústria
Divulgação/Sistema FIEMA
Coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o PDF Maranhão tem atuado de forma intensiva em todas as edições da Expo Indústria. “O PDF tem uma participação estratégica quando o assunto é fomentar a economia maranhense. Atualmente, trabalha com o intuito de gerar negócios e valorizar os fornecedores locais. A expectativa é ampliar a competitividade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas do nosso estado”, projeta o presidente da FIEMA, Edilson Baldez. “Nesta edição, comemoramos 10 anos da Expo Indústria. A feira tem sido um instrumento de fomento à indústria e à economia local. Hoje, o setor é responsável por 15,1% do PIB do Maranhão, e queremos ampliar ainda mais nossa participação.”
De acordo com a coordenadora do programa, Camila Belo, o objetivo do PDF é atuar na assessoria aos negócios, consultoria, capacitação e certificação das empresas cadastradas, tornando-as mais competitivas para atender à crescente demanda por serviços e produtos no Maranhão. A premissa do programa é evitar a importação de outros estados daquilo que pode ser produzido por pessoas e empresas maranhenses.
Encontro de negócios
Na Expo Indústria Maranhão 2025, o PDF será responsável pela realização do Encontro de Negócios, que será no dia 2 de outubro, às 14h. “Estamos articulando nossa programação com as empresas compradoras. O objetivo é promover sessões de negociação entre elas e os nossos fornecedores locais. Em parceria com o Sebrae/MA, o PDF também realizará, no dia 3 de outubro, um encontro de negócios especificamente para empresas do ramo de Alimentos e Bebidas. Nossa meta é aproximar fornecedores locais de grandes indústrias, promovendo networking e a geração de oportunidades de negócios”, explica Camila Belo.
Na última edição da Expo Indústria, o PDF Maranhão promoveu dois encontros de negócios. Ao longo de dois dias, participaram das rodadas 125 empresas do estado. Em 2025, o programa ainda integrará os mais de 250 expositores dos mais variados segmentos da indústria que participarão da feira. O programa terá um estande com a participação da empresa mantenedora Solar Coca-Cola e de 40 empresas apoiadoras. “Conseguimos ampliar o número de apoiadoras para o nosso estande dentro da feira. Na edição passada, tivemos 32 empresas apoiadoras, e este ano serão 40 empresas de diversas categorias”, relembra a coordenadora do PDF Maranhão.
Rodadas internacionais
Além do Encontro de Negócio do PDF, serão realizadas as Rodadas de Negócios Internacionais – Maranhão for Business nos dias 2 e 3 de outubro na Expo Indústria Maranhão 2025. Por meio da internet, os fornecedores locais poderão se encontrar com compradores internacionais e apresentar seus produtos. A atividade é realizada por meio do Centro Internacional de Negócios do Maranhão (CIN), vinculado à FIEMA. “Buscamos empresas de 10 países diferentes para a última Expo Indústria. Tivemos contato com empresários da Nigéria, Coreia do Sul, Austrália, Uruguai, Itália, Estados Unidos, Egito e de outros países”, relata Camila Belo.
Articulação
Resultado da articulação entre o setor privado e o setor público, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) iniciou suas atividades no Maranhão, em 1999 com 78 empresas e hoje conta com mais de 3.700 fornecedores cadastrados em seu Portal de Negócios.
A iniciativa vem sendo mantida ao longo de seus 26 anos com o apoio de empresas privadas e em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC). Atualmente, as empresas mantenedoras do programa são: Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Eneva, Equatorial Energia Maranhão, Solar BR e Vale.
Expo Indústria
A Expo Indústria Maranhão 2025 acontece de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, sob a realização do Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae.
A feira conta com patrocinadores que acreditam no desenvolvimento do Maranhão, tendo como Cota Ouro: Grupo Equatorial (Equatorial Maranhão, EQT Lab, Equatorial Telecom e Echoenergia), Alumar, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), Prefeitura de São Luís e Vale; e como Cota Prata: Aço Verde do Brasil (AVB), Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil, via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.
A programação inclui shows de Mauricio Manieri, Tiago Iorc e Biquini, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Juan Boeira. Para saber mais e se inscrever gratuitamente, acesse o site oficial.